terça-feira, dezembro 05, 2006

Mudanças

Eu ainda sou do tempo em que vinha todo suado da escola de estar a jogar futebol e, quando passava por um café, pedia "um copo de água" que me cedia a título gratuito e que me matava a sede!
Hoje em dia, se alguém pedir num café um copo de água é bem capaz de ouvir um: "Fresca ou natural? Com gás ou sem gás?". Ainda que percebam a ideia, tentam logo fazer negócio. E o copo que vamos receber com água vai ser pago!
Com isto, prevejo que vá acontecer o mesmo que com o cimbalino. Hoje em dia já muito poucos são aqueles que o pedem. Toda a gente pede "café" em vez de "cimbalino". E com a água vai acontecer o mesmo. Progressivamente o "copo de água" que normalmente se costumava pedir e que era gratuito, vai deixar de o ser e as pessoas nem sequer se vão lembrar mais que, no passado era possível beber água de borla num café, ainda que fosse da torneira.
Ao ponto que a sociedade chegou ao negar água a uma qualquer pessoa. Para mim são estas pequenas coisas que mostram que o Mundo está a mudar e, obviamente, para pior.

Pena tenho de não me lembrar de um café em que se se pedisse um copo de água, o empregado ia a uma garrafa de Vitalis (por sinal, a minha água preferida) enchê-lo e, mesmo assim, não cobrava dinheiro. E garanto-vos que era mesmo água mineral porque, quanto a águas, niguém me engana. Tenho um paladar bastante apurado. Creio que foi num café numa terra qualquer por onde passei uma vez. Nunca tinha visto fazerem isso em lado nenhum! Nunca me vou esquecer do gesto do homem. Mas não sei onde foi nem me lembro, sequer, da cara do homem... É pena...

4 comentários:

Miss* Duvalle disse...

LOL!!
Lamento desiludir-te, mas há mais gente assim!
Há pouco tinha ficado cado embasbacada por ter pedido uma água mineral de 1litro e meio e terem cobrado 55centimos, num café!!!
Mas melhor....num shopping pedi copo de água para tomar comprimido e eis que o sr abre uma garrafa e usa metade só para mim e não exigiu pagamento!

Beijo oh transpirado!lol :)

Por falar em água lembrei-me agora de ti e o meu primo a fazerem-me rir e eu cuspir a 7up toda, lá no rio alto!!! LOL

Contra_producente disse...

Pior é eu lembrar-me que na Maria Lamas pagava pouco mais que 100 paus por um leite chocolatado e um bolo...

Anónimo disse...

pois mas o nome cimbalino devia-se, creio eu, ao facto de existir uma marca de máquinas de café expresso com esse nome e daí terá surgido o hábito, já antigo claro. Mas acho que é perfeitamente normal pedir-se por um "café" a não ser que se queira andar aí a fazer publicidade de borla... :P

Anónimo disse...

eu tb tenho um paladar mt apurado..detesto a agua "fastio" e a "carvalhedos"...m/ ao k o sr. engenheiro explicou, akele sr. do var da faculadade,n gostamos por ter elevada quantidade de calcio..e ainda me deu um raspanete por não querermos coisas saudaveis!!esta é k é!!