segunda-feira, março 01, 2010

O homem e a Mulher

Há já muito tempo que queria fazer uma coisa destas. O homem e a mulher são seres totalmente distintos. E, no entanto, conseguem viver juntos com todas as suas diferenças.
Queria escrever aqui um diálogo entre um homem e uma mulher sem se identificar quem é quem, mas que o leitor conseguisse identificar pelo teor da conversa e pelas afirmações feitas por cada um dos intervenientes.
No conforto de uns endredons e com um iPhone, acabou de ser possível escrever o diálogo que se segue. A quem se der ao trabalho de o ler, apenas peço que, no final, comente dizendo de quem é a última fala, no seu entender. Se do homem, se da mulher.
O homem e a mulher falaram alternadamente.

- Ora então muito boa noite! Como vai?
- Boa noite! Muito bem! E vossa excelência?
- Aqui tudo bem também. Gostei muito do dia de ontem, sabe? Estar com a família de V. Ex.a é sempre um bom plano para o fim-de-semana. Para quando um novo plano semelhante?
- É claro que sei, é boa gente. O novo plano será para quando não houver tanto sono.
- Está com sono? A esta hora? Normalmente deita-se mais tarde e agora já está com sono?
- Eu trabalho! E além disso não disse que estava com sono.
- Não? Mas disse isso mesmo agora!
- Não, não disse. O que eu disse é que na altura do último plano estava com sono. E se não estivesse, teria aproveitado melhor.
- Ah! Ok! Confusão minha, então... Peço desculpa.
- Tenho que lhe explicar tudo...
- Sabe que eu não posso ser sempre um espectáculo! E no final do dia uma pessoa está cansada. Além disso, hoje foi um dia diferente para mim. Fiz algo que me fez sair da rotina: fui às compras...
- Desculpas... Eu, por exemplo, sou sempre um espectáculo! Faça o que fizer.
- Pois... Não podemos ser todos iguais, não é? E ainda bem que num casal há sempre uma força como V. Ex.a. Para compensar a minha falta de força.
- Tem toda a razão, certamente. Eu, por exemplo, rezo todos os dias para que o meu filho saia a mim.
- E eu não me importo nada com isso. Acho que os filhos devem ter o melhor dos dois. Eu também rezo para que, em beleza, saia a V. Ex.a.
- Que lindo... O que é que V. Ex.a quer com esse elogio? É claro que sei que possuo uma beleza extraordinária, que ilumina os céus!
- O que eu quero? Nada. Ou melhor, nada mais. Já tenho tudo o que quero de si. O que ainda falta é só para 'cumprir calendário'.
- Pois... Vá-se fiando nisso... Mas pode acreditar que sim.
- Eu logo vi...
- Viu o quê?
- Que se fez de forte mas afinal sabe que é inevitável.
- Pois. Pode viver enganado! Estou a brincar com V. Ex.a. É claro que quero casar!
- Eu logo vi...
- Pode acreditar que sim.
- Acho que estamos a ficar sem conversa, não é verdade?...
- Estou com sono... Vamos dormir... Eu trabalho muito...
- Ok... Vamos lá dormir. Mas V. Ex.a só trabalha muito porque quer. Aliás, até desconfio que gosta mais de dinheiro do que de mim... Porque passa mais tempo a trabalhar do que comigo...
- Estou a trabalhar para ganhar muito dinheiro, para ter uma casa bonita e viver feliz para sempre com V. Ex.a.
- Então tudo bem. Satisfaz-me essa resposta. Vamos lá parar com isto e descansar um bocado?
- 'Satisfaz-me essa resposta'? O que quer V. Ex.a dizer com isso?
- Quero dizer que o facto de me trocar pelo trabalho, com o objectivo de construir uma vida feliz, é algo que faz com que não me importe de passar menos horas com V. Ex.a. Mais tarde, compensaremos essas horas a menos!
- Ah! Ok. Fico contente com a sua compreensão. Também mau era! É em prol dos dois! Vamos dormir?...
- Vamos. Beijo.
- Beijo grande.
- Beijo grande também para si.

2 comentários:

João Simões disse...

epa isto aki ninguem comenta mesmo.....

foi a mulher!

Dse7e disse...

:)
Foi o homem:)