terça-feira, novembro 28, 2006

Há coisas que não mudam...

Há uns tempos atrás pensei vir aqui escrever um artigo acerca dos guarda-chuvas e de como poucas inovações eles tinham sofrido ao longo de largos anos. Tanta coisa que vai evoluíndo e o guarda-chuva sempre igual... Mas, antes de chegar a escrever o artigo, o Sr. Nuno Markl lembrou-se da mesma coisa e lá fez um ensaio àcerca do tema na sua rúbrica matinal "Há Vida Em Markl".
Agora, antes que ele se lembre, vou eu falar de uma outra coisa que se mantém inalterada desde que foi inventada. Já repararam na quantidade de inovações que os automóveis foram levando ao longo dos anos?! Tanta coisa que eles fazem que não faziam! Basicamente: a condução hoje em dia não é só feita pela homem. Durante a condução, montes e montes de mecanismos automáticos com semi-inteligência artificial nos auxiliam na condução de forma a que se possa mesmo dizer, que nunca estamos sozinhos enquanto o conduzimos. Veja-se, por exemplo, toda a tecnolgia que existe neste automóvel.
MAS, uma coisa continua igual! Nunca ninguém se deu ao trabalho de tentar inovar um sistema que todos os automóveis têm: o travão de mão!!

Ahahah! Tarde de mais Markl! Este tema já é meu!

1 comentário:

Anónimo disse...

sabes, eu até ia ver o site k ta no link "neste" se nao fosse o programa k puseste a fazer sempre preview...cm vi k era do honda civic ja n fui ver... :p tou na tanga, fui mesmo e devo dizer k o anuncio d tv do honda civic esta, digamos,"GENIAL!" lol Bem como o site do civic. aposto k devoraste cada pixel das imagens daquele site :p e quanto ao artigo em si, a evoluçao d k falas é mto positiva, n ha duvida (mais segurança, mais velocidade...), mas tem uma desvantagem significativa: os sistemas em geral (mas mais os de controlo) fazem com k os condutores nao apurem os seus sentidos, técnica e perícia. p ex. o controlo tracçao, é bom e eficaz n ha duvida. acontece k no futuro, um condutor k só conduza c o dito sistema mal sabera controlar um carro sem aquele sistema, ele vai "pegar" num carro potente, vai acelerar muito ao sair de uma curva e pronto, lá vai mais um pras couves...o mesmo se refira para o controlo de estabilidade... é por isso k ao passar essas funçoes para a IA deixamos de as experienciar e, pt, de as aprender e tê-las presentes...
(claro k ha sempre a hipotese de desligar esses sistemas, mas mto frequentemente estao ligados...)
desclpa os acentos! :P