sexta-feira, janeiro 22, 2010

Optimus TAG e a perda de concorrência no nosso mercado de telecomunicações móveis

Quando a Optimus apareceu no mercado português a 15 de Setembro de 1998, abriu-se o caminho para que as telecomunicações móveis deixassem, definitivamente, de ser um bem luxuoso.
A então Telecel e a TMN tiveram que repensar a sua forma de chegar ao mercado, nomeadamente desenvolvendo novos serviços e baixando os preços dos produtos idênticos aos oferecidos pela Optimus.
Eu passei a ter telemóvel. Toda a gente na minha escola passou a ter um. Agora é normal um miúdo ter telemóvel com uma idade bastante inferior à que eu tinha na altura (17 anos). Quando eu tinha 16 anos, só a elite tinha telemóvel. Quando eu tinha 17, tudo mudou.
No dia 14 de Setembro de 1998 o telemóvel era coisa de 'gente rica'. No dia seguinte até eu tinha telemóvel.
E falava com os meus pais por 5 escudos por minuto! Além de já não ser uma coisa de 'gente rica', as chamadas móveis eram mais baratas do que as da rede fixa! E as SMS - que eram uma novidade (eu ainda me lembro que, no início, para se enviar um SMS se tinha que fazer como com os pagers. Ligava-se um número, dizia-se a mensagem a um operador e ele é que enviava a SMS para o telemóvel) - eram grátis! Mas apenas se conseguia enviar de Optimus para Optimus. Depois lá se começou a conseguir enviar para as outras redes, de forma grátis, através de (pasmem-se!) centros de mensagens do Sri Lanka e Qatar, que me lembre. Estes dois não me podia esquecer!:)
Não me lixem. Com isto é impossível negar que a Optimus tenha revolucionado o mercado desde o primeiro dia de existência.
Ainda assim - e esta é uma opinião pessoal mas que sei ser partilhada por muita gente - a Optimus era a 'rede dos pobres', porque tinha os preços mais baixos. E então muitos associavam isso à fraca qualidade dos seus serviços. Ao invés, ninguém pensava que queria apenas ganhar mercado e que, quanto menos clientes tiver, melhor é o serviço que presta, na medida em que o sistema não está tão sobrecarregado com processamentos.
Assim, a elite era cliente Telecel. A burguesia (e, faça-se justiça, as pessoas que viviam em locais mais remotos, onde a TMN era a única rede que tinha cobertura) era cliente TMN. E os pobres eram clientes da Optimus.
É frequente dizer-se por aí que em Portugal há muita pobreza escondida. E é verdade. E até nesta questão das operadoras móveis isso se notou sempre. Muita gente preferia pagar mais caro pelas suas chamadas mas afirmar-se como cliente Telecel. Era um símbolo de riqueza. E continua a ser.
Todos os médicos que conheci até hoje são clientes Telecel e, agora, Vodafone.
Todos os empreiteiros de construção civil (e açorianos;)) que conheço são TMN.
Todos os clientes das minhas defesas oficiosas são, agora, Optimus. TAG.

Os anos foram passando e a Optimus continuou a ser a eterna terceira operadora móvel do país.
No entanto, começou a ser a mais inovadora e a arriscar em produtos muito vantajosos, nomeadamente por permitirem a possibilidade de comunicações grátis. Estou a falar dos tarifários Chat em que, pelos menos, as SMS eram grátis entre clientes Optimus.
Só que, esses produtos não eram 'loucuras' com as quais as suas concorrentes não pudessem rivalizar. A Optimus oferecia SMS grátis entre os seus clientes, e logo de seguida as suas concorrentes ofereciam produto idêntico. Ou quase. Nas alturas de Natal e Ano Novo, as SMS 'grátis' deixam de o ser, enquanto na Optimus isso nunca sucedeu.

E eis que chega 2008 e a Optimus faz uma (poderei dizer?) desesperada última tentativa de largar o terceiro lugar. Lança o tarifário TAG.
E, pela primeira vez, as suas concorrentes criam algo semelhante (uma assinatura mensal camuflada de tarifário pré-pago) à primeira vista mas que é absolutamente distinto. Primeiro, alguns dos seus clientes caem na jogada e mudam. Mas ao fim de um ano do lançamento, começa a debandada total para a Optimus. E, curiosamente, Vodafone e TMN mantêm os seus produtos. Não alteram uma vírgula.
E eu pergunto: estratégia de mercado? Impossibilidade técnica? Ganância empresarial?

Porque para o mercado funcionar bem, tem que haver concorrência. E o que vejo (e que nunca pensei que veria, porque a Optimus é a 'rede dos pobres') é um grande número de pessoas a deixar as suas operadoras de anos e a tornarem-se clientes Optimus. Ou mesmo, a não abandorem as suas operadoras, mas a tornarem-se, simultaneamente, clientes Optimus. E estas, certamente, não sustentarão dois contratos para sempre. Sobretudo quando houver um número considerável de clientes TAG.

É certo que, nomeadamente a Vodafone, está a atacar o mercado da internet fixa e IPtv, portanto está a alargar a sua oferta. Mas então, e a TMN?! Estará à espera de uma solução decorrente unicamente da sua posição dominante? Tal como a Microsoft estava a fazer? Não fora o Steve Ballmer, e a Microsoft acabaria por cair às mãos do Gates.

E pronto. Como grande interessado (amador) que sou em tecnologia, redes móveis e internet, espero atento, e ansioso, para ver no que isto dá e pergunto:

Conseguirá uma caganita de um rato mandar ao chão dois elefantes?

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