domingo, maio 21, 2006

Ao que isto chegou!

Como diria alguém com mais de 57 anos: "Ao que isto chegou!". Pois é! Cá estou eu a escrever mais um artigo mas desta vez no meu telemóvel! Depois passo-o para o meu computador de forma invisível (bluetooth) e ponho-o na rede de forma a que gente de todo o mundo o possa ver. Pois, realmente, é verdade... Ao que isto chegou! A tecnologia sempre foi uma coisa que me fascinou. Ainda todos os meus amigos queriam carros e tartarugas ninja como brinquedos e eu já pensava em aparelhagens, discmans, televisões portáteis, etc.
Mas o que realmente me fascinou sempre foi o facto de ver uma série de placas verdes, cheias de fios e com coisas chamadas "resistências" e "transistors" que conseguem fazer tanta coisa... A questão é: como é que alguém, algum dia, conseguiu fazer com que aquelas coisas fizessem o que fazem...?
Talvez tenha sido este tema que me fez começar a admirar o povo nipónico. Concretamente um tal de Sr. Sony!
Tendo-se utilizado um computador, ainda que apenas por uma vez, como é possível continuar a viver sem um? Tendo-se ido à rede por uma vez, como é possível continuar a viver sem ela? Um telemóvel... Como é possível viver sem um? Não que se trate de uma espécie de vício, mas se este aparelho é (objectivamente) útil, como é possível continuar a negá-lo? Inclusivamente dizer, orgulhosamente, que não se precisa dele... O facto de se estar permanentemente contactável com todo o mundo (!) não é fascinante? Poder falar com toda a gente, em (quase) todo o lugar e a (quase) toda a hora... A minha opinião vale o que vale mas eu acho que a sociedade está a mudar graças ao telemóvel. A rede também está a ter uma importância fundamental, nomeadamente, no processo de desidentificação das sociedades. Mas o telemóvel tem um papel mais importante no processo de partilha de experiências pessoais. E se isso é um aspecto essencial no processo de amadurecimento intelectual, não estará este pequeno aparelho a acelerar esse processo? A "escola da vida" não estará também a ser abrangida por Bolonha? E o processo a ser também encurtado? Mais fácil e rapidamente se tem acesso a uma série de experiências de vida de outras pessoas. Mas isto, é apenas o que eu acho...
E os automóveis... E dentro deles, o sistema de navegação GPS! Localização feita por satélite em que os erros de localização podem ter valores de 2 a 3 metros no máximo!
É um orgulho pertencer a uma espécie como a espécie humana! A roda? Grande invenção! Sim! Mas e as 4 rodas? E, sobretudo, as 4 rodas japonesas? E alemãs?
Acho que já me estou a perder... É melhor ficar por aqui.

1 comentário:

Dse7e disse...

"Tavas a ir bem e s pensarmos bem acaba p ser 1tema interessante...S tivermos em conta apenas o tlm e a influéncia q tem na nossa amizade (sem krer ser roto) e na aproximaçao q tivemos,na relaçao c outras pessoas,o pp mudar d tarifario ou d cartao sào formas d tarmos + proximos das pessoas q gostamos - isto so a nivel sentimental pq s tivermos em conta tb as funcionalidads q permit e q foram correta/ enunciadas p ti,é 1 excelent meio d aumentar o conforto o q vai d encontro ao teu conceito "escola da vida" q eu corrijo para "qualidade d vida".

D facto dependemos em grande parte das nossas vidas d pekenos objectos,seja do tlm seja agora c explosao do MP3 (e q jeitaço deu pra irmos pa Viana a bombar) seja d grands objectos,nomeada/ computador e meios d transporte.

A comunicaçao é + rapida, + estimulante mas ñ é perfeita e é p isso q s tem tendéncia a negar a utilidade d certos aparelhos q vieram mlhorar além d ser assunto tabu em mts sociedads; embora ñ haja nd cm a comunicaçao "in loco" a tecnologia é fundamental pa nos desdobrarmos em varias situaçoes e comunicarmos c psoas c kem ja teriamos perdido contacto se ñ tivessemos 1computador ou 1telemovel.

Aspectos cm a distancia,tempo,evoluçao,comunicaçao,assimilaçao (nomeada/ a aculturaçao) e acima d td conforto sao conceitos q vém d encontro ao brocardo "ao q isto chegou" e q sao elementos fundamentais para a nossa vivéncia e a forma cm vemos as coisas.

Nem td é perfeito e é p isso q o stress, q isola/ (singular ou mm geral) sao aspectos q tb norteiam este aspecto q tu focas e q tém o condao d levar psoas a propalarem o regresso as origens e a independéncia em relaçao as makinas.

Sabs tao bem cm eu q o boom tecnologico ñ ira ficar p aki,q o digam a Worten,a Radio Popular,os fabricants e o pp consumidors é p isso q é necessario 1a ideia d ekilibrio pa ñ perdermos o rumo da evoluçào e a nossa identidade pp a nivel da comunicaçao.

Est é o meu comment ao teu post p isso coloca-o no teu blog tb :>

POKER ALHO"

Este comentário é de um tal Rui Óscar (por acaso, meu amigo) e que, como se vê no texto, me pediu para colocar aqui o seu comentário enviado por, vejam lá, telemóvel!