quarta-feira, maio 24, 2006

Caligrafia médico-hieroglífica

Porque raio têm os médicos uma caligrafia absolutamente hieroglífica, para dizer o menos...
Começo o texto assim, porque isto não é uma mera probabilidade. É uma verdade absoluta! Eu sei que em todas as matérias que se estuda existe uma infindável lista de variáveis, mas e aqui? O que se passa neste caso? Qual é o motivo aparente para esta situação?
A única coisa que me passa pela cabeça mas que, aviso já, é ridícula, é o eventual ritmo a que são dadas as aulas nas faculdades. Acho que é do conhecimento geral que Medicina é um dos três Cursos superiores que se podem escrever com letra maiúscula. (não digo qual penso ser para ver se surgem alguns comentários). Assim sendo, e porque é leccionado em 6 anos - presumo eu que por motivos de quantidade de conteúdos -, estas caligrafias só podem mostrar que mesmo 6 anos deve ser pouco! O ritmo de uma aula deve ser alucinante ao ponto dos bicos das canetas incendiarem e coisas do género! Umas aulas perigosas que só não o são mais porque há sempre lá médicos para ajudar em caso de haver problemas.
De qualquer forma, e com já disse, esta é a única explicação, ainda que muito ridícula, para tal facto absoluto.
Uma outra questão se me levanta agora... Será que em Farmácia existirá alguma disciplina de "descodificação hieroglífica"? É que nunca me foi recusada uma prescrição numa farmácia. As pessoas que lá trabalham devem ser as únicas pessoas que parecem perceber aqueles riscos, juntamente com os seus autores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este artigo fez-me recordar uma "daily dry" abandonada, por falta de capacidade humoristica, e nunca tornada pública, em que me interrogava como seria a caligrafia dos médicos japoneses.