quarta-feira, outubro 18, 2006

Contra factos não há argumentos

Antes de começar o estágio ouvi dizer que se ia notar que estavamos muito bem preparados em tudo aquilo que iamos dar face aos colegas das outras universidades. Eu acreditei que fosse verdade mas nunca pensei que isso se fosse notar.
Em todas as turmas há três tipos de alunos: os que se sentam à frente, os que se sentam no meio e os que se sentam no ffundo da sala.
Normalmente os que se sentam no fundo são os que falam mais, sobre as coisas que realmente interessam e geralmente com a cabeça virada para o lado.
No meio da sala estão aqueles que não falam. Nem acerca do que realmente interessa, nem acerca do que está a ser dado na aula. Ouvem, ouvem, ouvem, ouvem...
À frente estão aqueles que adoram falar, sobretudo sobre as matérias que estão a ser dadas!...
Eu sempre tive dias e dias. Havia dias em que me apetecia ouvir, e outros em que me apetecia falar sobre o que relamente interessa.
Isto tudo para dizer que consegui destruir a minha teoria e confirmar a outra teoria que referi no início.
Na verdade também é possível falar sobre a matéria da aula estando sentado no meio da sala. E, face ao que tenho visto, até tenho dito e, sobretudo pensado, coisas muito acertadas face a colegas de outras casas. Tirando um tal senhor que já é, por mim tratado por "Estrela", que, apesar de ter frequentado a Lusíada em Lisboa, percebe bastante de Processo Penal. Ora, qualquer um pode perceber tanto se preparar as aulas antes... Mas se realmente ele não as prepara, então não teremos uma "Estrela" mas uma "Super-estrela".

De qualquer forma, só para dizer que é importante escolher bem os locais da nossa formação. Agora que me falaram de uma pós-graaduação em Medicina Legal para Advogados e Enfermeiros, tenho que, primeiro que tudo, avaliar quem dá a formação! De qualquer forma, ter acabado o curso deu-me uma tal auto-confiança que me faz, de longe, sentir mais seguro em termos profissionais. De todo modo, acho que objectivamente estaremos mais bem preparados. Mas claro que este raciocínio só se aplica ao meu universo, ou seja, à minha turma que é apenas uma de seis no total.
Sinto-me bem por responder "Universidade do Porto" quando me perguntam onde conclui o curso. Sinto-me mesmo!

2 comentários:

Indy_ disse...

"Clássica do Porto", queres tu dizer! :)

Anónimo disse...

olha eu sento me no fim e ouço..mas tb pk detesto falar!estamos bem preparados a nivel de civil mas penal...tenho mm as minhas duvidas!