terça-feira, março 28, 2006

Coisas estranhas e gostos requintados

Como aqueles que me conhecem bem sabem, o estilo de música que aprecio provoca reacções estranhas sempre que o refiro. Ora, é mesmo por causa e sobre isso que aqui venho escrever.
Quando alguém gosta de jazz e o afirma, a reacção das outras pessoas - que não gostam de jazz - normalmente é qualquer coisa do género: "Gostas? Eu não!". Quando alguém gosta de house e o afirma, a reacção das outras pessoas - que não gostam de house - normalmente é qualquer coisa do género: "Gostas? Eu não!". Quando alguém gosta de pop e o afirma, a reacção das outras pessoas - que não gostam de pop - normalmente é qualquer coisa do género: "Gostas? Eu não!". Quando alguém gosta de techno e o afirma, a reacção das outras pessoas - que não gostam de techno - normalmente é qualquer coisa do género: "Gostas? Eu não!".Quando alguém gosta de bossa nova e o afirma, a reacção das outras pessoas - que não gostam de bossa nova - normalmente é qualquer coisa do género: "Gostas? Eu não!".

Então porque raio é que, quando eu digo que gosto de metal, as outras pessoas que não apreciam o estilo respondem com um fantástico: "Porra!! Tu gostas disso?!".
O que é que o metal tem - ou não tem - para provocar tal reacção? Se calhar é mesmo por ser um estilo especial, sui generis e, como tal só pessoas especiais o conseguem deixar entrar sem qualquer problema.
Sinceramente, acho que a piada de um estilo musical e de um concreto gosto por uma determinada banda está mesmo aí. Eu arranjo sempre bilhetes para os concertos das bandas de que gosto! E porquê? Porque são bandas com um público restrito, quiçá por fazerem apelo a sentimentos não-standardizados. O que interessa é que não são uns U2 que esgotam os bilhetes nos primeiros 10 minutos de venda dos referidos bilhetes. Bandas que tocam música do mais vulgar que há e, por isso, chegam aos corações de tanta gente.
Sei lá... É mais uma opinião que, como vós sabeis (se têm acompanhado o blog) é como o buraco do cú!

3 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, os U2 não tocam música vulgar e, mesmo, os seus detractores, sabem que eles possuem qualidade, e não estão a fazer o mesmo album vezes sem conta como os AC/DC (e eu até gosto deles).
Em segundo lugar, eu digo mais rapidamente "Porra!Tu gostas disso?!?" quando me dizem que gostam de house ou techno, porque não consigo compreender como ouvem essa "música" no conforto do seu lar.

Dse7e disse...

pronto... rolling stones...oops!!

Nasdaq disse...

Quanto a esse tipo de reacção tens razão, as pessoas reagem quase sempre assim mas, curiosamente, reagem mais ou menos da mesma forma relativamente à música "clássica" tirando a parte do porra...dizem "eu não gosto, tu ouves disso?!" Quanto à reacção ao metal propriamente dita, as sociedades são bem nojentas e deviam ter vergonha do que por vezes fazem para quem ouve um tipo de música mais calminha e que se diz a melhor...