sábado, março 04, 2006

Jogos amigáveis

Este artigo tem uma coisa engraçada... Vai contrariar aquilo que disse no esclarecimento que fiz acerca do título do blog, porque vou fazer uma referência a problemas de se assumir certas coisas. Hoje fui jogar com um grupo de amigos futebol. Ou mellhor, com amigos e outros amigos dos meus amigos. Um dos amigos era de um clube menos popular aqui no norte e, sabendo eu que ele tinha comprado uma camisola oficial do "glorioso" dele, incentivei-o a levá-la, pois aquelas camisolas servem, precisamente, para se jogar futebol. Ora, como o "glorioso" dele não devia ser o "glorioso" da generalidade das outras pessoas, a camisola ficou no saco enquanto ele veio jogar. Mas, no fim do jogo, lá no balneário, lá acabou por sair timidamente do saco... (ora aqui se vê um problema em assumir aquilo que se sente. Mal eu sabia que alguma vez ía dizer alguma coisa acerca do tema do blog... E logo no 2º dia de vida!! Quem diria...) O mais estranho foi que, quando eu a ía vestir em nome da tolerância e respeito pelas opiniões e gostos dos outros, fui confrontado com um "não vistas isso!!" bem vincado... E, pronto, eu lá não a vesti. Aqui termina a primeira parte do artigo.
A segunda parte é virada para o título do artigo. Ora esse jogo foi, como já disse, entre amigos. Mas ao final já não parecia... Eu sei que com o aceleramento do ritmo cardíaco e tal, as coisas mudam um bocado... Mas de qualquer forma - ainda que não tivesse havido violência - as coisas azedaram um bocado. E eu só tive necessidade de vir aqui escrever isto porque sei que aquele grupo de amigos é MESMO um grupo de amigos A SÉRIO! Como todos deviam ser. E por isso ainda me deixou mais admirado como é que se podem chatear por coisitas de nada. "Foi falta!", "Não foi!", "Foi!", "Não foi!"... Inclusivamente o jogo acabou mais cedo por causa disso... Mas parece que o espírito dos jogos amigáveis é sempre antitético. Veja-se os casos de jogos organizados nos países da América Latina! Geralmente acabam sempre "à batatada"! Se calhar a idéia é mesmo essa! Porque toda a gente gosta de uma boa cena de porrada. E assim é mais fácil de fazer com que as pessoas paguem bilhete e vão ver o jogo. "Vamos lá! Despacha-te! Quero entrar no início e ver o jogo todo para perceber porque motivo vai haver a porrada da praxe destes jogos!". De qualquer forma, nós temos sangue latino. Talvez isso explique qualquer coisa...
Ora aqui está uma amostra daquilo que eu não queria fazer. Dizer coisas que não servem para nada nem para niguém, mas mesmo assim vir perder tempo para as vir para aqui dizer... Bem... ao menos a idéia não é vir mostrar sapiência. De qualquer forma, tenho que arranjar coisas para vir por aqui para não perder o hábito. Sim... é isso... foi por isso que aqui vim.

10 comentários:

Anónimo disse...

isso e mm coisa de gaijo...e mau perder!mal se trata do tema futebol e nisto k da!!so mm os gaijos....

Dse7e disse...

nao todos os gajos. apenas alguns gajos. por isso e que ja soube q houve uma pessoa que recusou o convite pq de outra vez que tinha ido, tinha acontecido uma coisa do género.pelos visto é normal naquele grupo...

Anónimo disse...

ó vinnie...escuas é de comentar os teus próprios artigos lol :) mandas-me mensagem e eu venho cá comentá-los! :) ABRAÇO

Anónimo disse...

quanto ao tema do artigo, concordo plenamente ctg...são cenas desnecessárias mas k um gajo já tá habituado a ver.

Dse7e disse...

aquilo nao foi um comentario. foi uma continuaçao do esclarecimento. e muti comum na blogosfera isto acontecer...tu e que es um novato!!! normalmente as pessoas que aqui deixam comentarios nao se conhecem e voltam com frequencia. dai que esta seja uma forma de discutir ideias com elas. e por isso que eu ponho comentarios aos comentarios das outras pessoas.

Anónimo disse...

está muito bem escrito animal...

nesse jogo aconteceram algumas coisas desnecessárias e não é preciso enunciá-las, tu estavas lá.

O que acontece, pelo menos da minha parte, e tu viste pelos teus próprios olhos no torneio da faculdade, é que nunca me passei independente de ficar todo marcado nos jogos por causa das faltas (quer as de jeito quer as da falta de respeito), quer por ser falta, não ser falta, foi pénalty não foi penalty e ainda, como tiveste oportunidade, sempre que havia alguma cena desagradável como quando o Hugo andou à porrada com aquele estúpido no torneio fui a primeira pessoa a separá-lo...

O que acontece é que a cena descambou ali, e tive pena que vocês estivessem lá (porque são meus amigos e meus convidados para todos os efeitos naquele jogo), mas os acontecimentos que passaram são resultado de alguns acontecimentos anteriores e quando atinge um certo limite uma pessoa descarrega, o que leva logo a um certo constrangimento de todas as pessoas que se encontravam lá.

Geralmente não gosto de passar-me, especialmente num jogo entre amigos a sério (que é essa uma das melhores coisas que tenho, são aqueles caralhos) mas quando as coisas não são bem resolvidas uma pessoa pode passar-se em determinada ocasião/acontecimento o que pode levar a uma questão pertinente que é "Quando as coisas não se resolvem no momento, como resovê-las?", que é algo que podes explanar neste blog.

Quanto ao futebol em si e a maneira como os povos latinos vêem o jogo, é uma das características que nos torna únicos, quer seja pela intensidade quer seja pela paixão/ódio que nos leva a gostar de alguém num dia e noutro dia a considerá-lo uma besta, por norma descarregamos no treinador, ou mesmo em jogadores ou na direcção e em alguns casos, estupidamente diga-se, em adeptos (que são pessoas que pagam para ver um espectáculo desportivo, o que é triste em pleno século XXI) mas isso é um fenómeno que carece de explicação por mais estudos sociológicos que se façam, pelo menos por agora...

De resto, parabens por este pequeno espaço de reflexão, até és um puto inteligente!! ;)

Abração e espero que curtas o meu blog

Dse7e disse...

OK. Estou esclarecidíssimo! ABRAÇO

Guilherme Barbosa M. disse...

nao e plagio nenhum e uma coisa que realmente se passou e resolvi escrever sobre isso por acaso tb tinhas escrito no teu blog algo sobre futebol e a minha historia ainda nao acabou. vou acaba-la hoje ou amanha

Dse7e disse...

foi uma brincadeira...nao era para ser levado a serio!

O Amigo do Café disse...

Bem, então desta vez opino eu. E com todo o gosto.

1 - não é mau perder, como disse a pilar. Aliás, isso é comentário de gaja que não percebe nada de gajos. É resultado de alguns desentendimentos intra e extra-futebol, e que acabaram por se agudizar naquele jogo.

2 - Gostava de saber o que disse essa pessoa que "recusou o convite pq de outra vez que tinha ido, tinha acontecido uma coisa do género.pelos visto é normal naquele grupo..." Até porque é mentira que isso seja normal. O nosso grupo não costuma ter problemas desses, as coisas costumam correr bem. O bom ambiente é a nota dominante, e as pessoas não se costumam chatear umas com as outras.

3 - O blog está porreiro, vou passar por cá mais vezes.