domingo, março 26, 2006

Sagrado e profano

Há cerca de um ano percebi a distinção entre aqueles dois conceitos que pus no título do artigo. Para aqueles que possam não saber bem a diferença, eu vou explicá-la aqui de forma sintética. Basicamente, sagrado é tudo aquilo a que as pessoas dão um grande significado e, no que interessa aqui, estou a referir-me aos aspectos religiosos. Por outro lado, o profano são todas aquelas manifestações exteriores que visam celebrar a religião, v.g., procissões e coisas desse género. Aparentemente há uma confusão entre estas duas coisas, e pelo que percebi, há uma tentativa - creio eu que da parte da Igreja - para distinguir bem as duas coisas. Porque a transformação da crença cristã em meras manifestações exteriores pode conduzir ao esvaziamento de sentido do culto. Ora tudo isto para chegar onde?

Fez ontem um mês que perdi a primeira pessoa com quem tinha uma relação próxima, se bem que ainda não tão próxima quanto isso. E como é tradição religiosa católica, costumam celebrar-se missas pela alma das pessoas ao sétimo dia, bem como a quando da passagem de um mês sobre a data da morte. Já tinha ido ao funeral e missa do sétimo dia mas só ontem é que tomei consciência de uma coisa: a missa está cheia, no meu entender, de elementos de carácter profano! Se bem que se trata de uma celebração feita dentro de portas, e assim não há uma manifestação exterior de nada, dentro dessas mesmas portas assiste-se a uma série de acontecimentos profanos - pelo que eu percebi ser profano.
De notar o seguinte: eu sou católico, não praticante e não nego a minha fé. Portanto, não é um ateu nem agnóstico que está aqui a escrever. E no fundo, crendo que este blog é lido por mais alguém que não os meus amigos, o que eu quero mesmo é ser esclarecido. Não querendo eu dizer que os meus amigos não saibam esclarecer-me...
Voltando à questão. Por exemplo, todos aqueles gestos que se fazem enquanto se dizem determinadas coisas... Depois estavam lá os meus "amigos" escuteiros que fizeram uma série de oferendas a meio da celebração. Ora esse acto de oferenda não cabe no conceito de profano? Mas há mais! A cerca altura toda a gente de deve cumprimentar - geralmente cumprimenta-se quem está ao lado. Independentemente de quem seja. Não é estranho? Outra coisa! A exteriorização de sentimentos feito através de frases feitas que saem mecanicamente das bocas dos fieis! É estranho... Para mim é.Eu identifico-me com o sentimento mas não me consigo identificar com aquela forma de o demonstrar...

Concluindo, se eu disse o maior disparate do mundo, corrijam-me por favor!

2 comentários:

Guilherme Barbosa M. disse...

nao disseste disparate nenhum. tudo faz sentido e no geral ate concordo contigo. so ha uma coisa, eu sou agnostico... a caminhar para ateu. por isso do que tu falaste para mim nada faz sentido porque estou cada vez mais certo de que nao existe Deus nem o paraiso e o inferno ou la o que isso quer dizer, ou mesmo o purgatorio. acredito, porque esta provado, que Jesus viveu e foi um homem como nos todos. tudo o resto para mim nao existe. fui uma vez a uma missa de setimo dia do meu avo materno com quem eu tinha uma relacao muito proxima e nada do que se passou dentro daquela igreja fez sentido pra mim. por isso sei o que deves ter sentido com a diferenca de que temos religioes diferentes.

Anónimo disse...

Olá, boa tarde.

Andava eu aqui à procura do conceito de profano, para um trabalho de Filosofia, e, apareceume o teu comentário. Gostei. Entretando dei mais umas voltinhas por aqui e para ser sincera não gostei do comentário "Despedida", pareceu-me triste para ser escrito por alguém tão novo.
Eu, a quase cota (33 anos), queria deixar só uma sugestão, se me for permitido... Tira o negro e dar cor à vida.

Sê feliz

Até...

Sandra